Oie, para você, o que é uma consulta acessível? Alguns diriam:
“aquela que atende o meu convênio” ou
“com certeza é aquela online, realizada no conforto da minha casa”
Isso é bem relativo, pois cada um tem seus critérios. Por isso, gostaria muito de saber sua opinião sobre esse assunto, escreva seu comentário abaixo. Será muito bacana conversarmos sobre isso.
Bom, antes de ser profissional de saúde sou paciente. Quando universitária, fui a uma ginecologista que cobria meu plano, minha consulta durou 8 minutos, juro para você. Ela não me cumprimentou, enquanto eu fechava a porta ela já perguntou qual era o meu problema e já foi fazendo a solicitação de exames. Fiquei chateada, inclusive até me atrapalhei ao responder à pergunta.
Naquele dia eu pensei: ‘Caramba, antes de eu ser paciente, sou um ser humano’. E com isso, não senti firmeza na profissional, não voltei para mostrar os exames e definitivamente ela não resolveu meu problema.
Foi uma das consultas mais caras que já paguei, sim, pois investi tempo, como aguardei na fila para ser atendida!! Nesse dia aprendi que uma consulta acessível nem sempre é aquela que cobre meu convênio.
O que eu mais vejo atualmente são:
– Consultas rápidas de 20 minutos onde o profissional nem te olha direito.
– Cardápio de gaveta que você nitidamente percebe que não foi montado para você.
– Cardápio totalmente fora da sua realidade, sem respeitar sua rotina, suas preferências alimentares e opção pelo veganismo/vegetarianismo.
– Cardápio incluindo cogumelos como principal substituição de proteína animal. Sendo que cogumelos são alimentos com baixo teor de proteína.
– Contato zero entre as consultas te deixando abandonada e perdida ao tentar colocar o cardápio doido em prática.
– Terrorismo e julgamento sobre o padrão alimentar e composição corporal de crianças e gestantes VEGetariANAS.
– Profissional que não faz a mínima questão de conhecer suas dores, dificuldades e o que aconteceu até aqui para você estar buscando ajuda.
E como esses profissionais entregam pouco, acabam cobrando pouco. E para fechar as contas, precisam ter um volume alto de clientes sem se preocupar com a qualidade do serviço prestado. Me recuso a entregar um atendimento desse. Desde cedo aprendi que tudo que me vier a mão tenho que fazer da melhor forma possível.
Pense comigo, em apenas 20 minutos você consegue fazer uma entrevista de emprego? Você consegue resolver uma prova em 20 minutos? São poucos minutos para realizar essas atividades, você concorda comigo? Agora imagina traçar um plano de ação para resolver a causa raiz dos problemas que atingem os pacientes… se existisse uma bola de cristal quem sabe…
Quero destacar que não estou desmerecendo os meus colegas nutricionistas e médicos que atendem convênio, muitos deles possuem competência sim e são excelentes profissionais, mas o formato de consultas que trabalham não permite entregarem muito.
Na minha cosmovisão de mundo consulta acessível, é aquela que cobre ou não meu convênio, que dura o necessário para o profissional entender meu caso clínico, que realmente propõe soluções para meu problema ou dificuldades e que oferece mais benefícios. E você, já escreveu nos comentários? O que é uma consulta acessível para você?
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