Tenho ajudado muitas mães na alimentação dos seus bebês VEGetariANOS. E uma questão que vira e volta gera dúvidas são as alternativas para fórmulas infantis comerciais SEM leite de vaca: soja e arroz.
Essas alternativas são excelentes, mas ressalto que a vitamina D presente na maioria delas é de origem animal. Sendo assim não são inteiramente veganas.
Porém, ressalto que a oferta de outros tipos de alimentos antes dos 6 meses de vida coloca o bebê em risco de desnutrição, deficiência de micronutrientes e obesidade, pois muitas vezes os alimentos oferecidos não suprem as demandas nutricionais do lactente.
É importante que entenda, nem leite de vaca e nem os leites vegetais, sejam esses industrializados ou preparados em casa, NÃO devem ser oferecidos em substituição ao leite materno ou às fórmulas infantis.
As fórmulas infantis à base de soja são utilizadas há mais de 60 anos e tem se mostrado seguras e eficazes na substituição ao leite materno, inclusive para crianças com APLV – Alergia a Proteína do Leite de Vaca. Além disso, são nutricionalmente adequadas e capazes de promover o crescimento e desenvolvimento normais de lactentes a termo desde o nascimento e de maneira semelhante ao leite materno e às fórmulas infantis à base de leite de vaca.
Vários estudos foram realizados para avaliar o efeito dos fitoestrógenos (isoflavonas) presentes nas fórmulas e nenhuma evidência de efeito adverso foi encontrada.
Aconselho que em situação em que o aleitamento materno não é indicado: mães portadoras de HIV ou HTLV1 ou 2, lesão herpética na mama, vacinação recente contra febre amarela (até 14 dias após), quimioterapia ou radioterapia, uso de drogas ilícitas e uso de alguns medicamentos controlados, as mães utilizem as fórmulas feitas a base de soja ou arroz.
Quer ter direcionamento na introdução alimentar e suplementação do seu bebê? Clique no botão abaixo e me conte suas questões que vou te apresentar uma proposta de acompanhamento nutricional com soluções.